Na manhã do dia 4 de Agosto de 2018, com mesa composta por palestrantes e autoridades, após a execução do Hino Nacional foi oficialmente aberto o 1º Congresso Brasileiro de Mor de Comando, na cidade de União da Vitória – PR
Após a cerimônia de abertura o idealizador e organizador Celso Marzcal explicou a todos como funcionaria o evento. A Primeira palestra foi ministrada por Ana Freitas e Gilson Kindermann, onde foram abordados temas como a origem do Mor de comando e suas funções.
Uma mesa redonda foi formada após o almoço, onde os participantes puderam sanar varias duvidas com os palestrantes. Foi um momento super importante, onde mores de diversos estados puderam trocar experiencias e alinhar conceitos.
À tarde Ana Freitas deu uma verdadeira aula sobre ética, que foi super pertinente para que os mores pudessem alinhar mais ainda seus conceitos sobre a importância da figura do comandante mor à frente de suas corporações.
Antes do sol se por, Celso Marzcal surpreendeu a todos com uma dinâmica avaliativa. A Banda Marcial FABER fez uma apresentação completa na quadra (Entrada, duas peças paradas e saída), e os participantes tomaram o lugar de avaliadores de mor, criando seus próprios critérios e julgando o próprio Celso, que vestiu sua farda e comandou sua corporação.
Após o jantar, Edgar Aprigio conduziu os participantes para uma oficina, onde ensinou conceitos, e deu aulas praticas sobre ordem unida, comandos preventivos e executivos e por fim compassos binários e quartenários.
No segundo e ultimo dia de congresso, Gilson Kindermann, Ana Freitas, Celso Marzcal, Edgar Aprigio e Wander Silva debateram junto com os participantes sobre avaliação de Mor em concursos, onde também alinharam vários conceitos sobre o assunto.
Logo após o debate Edgar fez uma homenagem ao nosso querido amigo Gilson Kindemann, que perdeu recentemente seu companheiro Martinho, lhe presenteando com um mace. Este foi sem duvidas o momento mais emocionante do congresso.
Com mesa formada por Celso, Edgar e Wander, foi feita a leitura da Carta “Vitória da União ”, carta essa que expõe todas as ideias fomentadas durantes os dois dias de congresso.
A ultima atividade do 1º Congresso Brasileiro de Mor de Comando foi uma oficina prática, onde os participantes aprederam ainda mais com Edgar Aprigio e Wander Silva.
A experiencia de poder acompanhar de perto um evento de suma importância e excelente qualidade como esse não tem preço. O congresso sem duvidas cumpriu o que prometeu no seu slogan ”Alinhando Conceitos Para Realização de Boas Práticas”. Mores de diversos lugares do país podendo trocar experiencias e alinhar conceitos, com certeza será uma experiencia que irão levar pra toda vida.
Parabenizamos Celso Marzcal pelo evento e agradecemos pelo covite, apoio e maneira incrível que recebeu a Equipe PlanetaBandas!
Vejam as fotos da 1º Congresso Brasileiro de Mor de Comando em nosso álbum de fotos aqui
Excelente trabalho proposto pelo Celso Marczal e demais comandantes mores presentes.
Netto Castro
Belém – Pá
Parabéns ao nosso membro da equipe PlanetaBandas, Neto Valle, pelo brilhante relato e trabalho realizado além das fotos. Sabemos das dificuldades e possível descompasso com outros meios de comunicação, mas o profissionalismo, juntamente com a ética de divulgação e conhecimento de causa mostram nesta reportagem o realmente verdadeiro sentido do evento.
Muito orgulho de ter você em nossa equipe, onde o PlanetaBandas se mostra como a mídia de bandas e fanfarras em todo o Brasil.