Nos dois dias, o evento foi aberto pela Bamascs (Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul), que, desde 2018, representa o município em solenidades oficiais.
Os alunos se esmeraram na performance musical e nas coreografias para uma plateia atenta e animada. Ao término das apresentações, todas as bandas e fanfarras ganharam troféus de participação.
ESTÍMULO AO ESTUDO DE MÚSICA
O Programa Bandas e Fanfarras existe desde 2003, com o propósito de estimular o ensino da música e da coreografia nas escolas municipais. Atualmente, existem 20 corporações participantes, divididas em seis bandas marciais e 14 fanfarras (distintas das bandas marciais por terem menor quantidade e variedade de instrumentos de percussão e sopro). São cerca de mil alunos envolvidos, sob a orientação de 23 instrutores e coreógrafos.
Em 2018 foi criada a Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul, que recebe os estudantes que mais se destacam nas bandas e fanfarras das escolas municipais. Mas a Bamascs não está aberta apenas a alunos das escolas municipais; ex-alunos e munícipes também podem participar. Não é necessário saber tocar nenhum tipo de instrumento ou saber dançar, pois são oferecidas aulas gratuitas nas escolas. Os interessados podem entrar em contato com a Banda pelo Facebook (@bamascsoficial).
Fotos de Ricardo Quiles – Prefeitura de SCSul.