Será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, o maior evento de 2018 referente à bandas e fanfarras no Brasil: o XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF).
Serão diversos estados brasileiros enviando suas corporações musicais para as disputas dos dois dias de competição. A grande maioria são corporações da região nordeste, local também onde será realizado o certame, no marco zero da cidade de Recife – PE
O MARCO ZERO
O Marco Zero do Recife é um lugar que nos remete às origens da capital pernambucana. Além disso, é o ponto de onde partem as distâncias dessa cidade pra todas as outras do país.
“Aqui começa o mundo”
Uma placa no piso bem no centro da praça, ela assinala o quilômetro inicial do Recife com suas coordenadas geográficas.
O desenho ao redor desse marco é uma Rosa dos Ventos, com as indicações dos pontos cardeais e referências aos astros como o sol, a lua e os planetas do sistema solar.
Esse projeto foi idealizado pelo artista plástico Cícero Dias e recebeu o nome de “Eu vi o mundo, ele começava no Recife”.
Talvez essa frase possa parecer meio megalomaníaca, não é? Mas na verdade, ele baseia num painel com esse nome, pintado pelo próprio Cícero em 1928, que faz referência às memórias afetivas da cidade que deixou ainda muito moço pra se instalar em Paris.
Este é um espaço bastante amplo. É aqui que as pessoas se encontram principalmente nos finais de semana. Jovens se reúnem pra dar voltas em skates e patins ou bater um papo regado a vinho.
Casais, muitos deles formados por pessoas ainda novas, empurrando carrinhos de bebê, famílias e gente sozinha, passeiam a olhar pra os prédios e o ambiente ao redor.
É também onde acontecem manifestações culturais e políticas, assim como shows: grandes artistas costumam gravar DVDs aqui. No Carnaval, é um dos principais polos da folia pernambucana.
Um pequeno obelisco, de aproximadamente 1 metro e meio de altura, instalado em 1938 pelo Automóvel Club de Pernambuco.
Esse é, de fato, o Marco Zero da cidade. Ele ficava no meio da praça em frente a um monumento com uma imagem do Barão do Rio Branco. Aliás, o nome do diplomata brasileiro é o nome oficial do lugar.
Tanto o obelisco como a imagem do Barão estão preservados, porém, foram deslocados para as bordas da praça na tal revitalização, que aconteceu em 1999.
O que vemos hoje é resultado de um projeto de “revitalização” dessa área da cidade, uma série de intervenções feitas pra comemorar a passagem do século XX pro XXI. Tudo isso acabou modificando drasticamente a paisagem original da praça.
Um outro local, projetado e construído em 1999, nesta revitalização do bairro, é bastante emblemático e guarda histórias interessantes.
Estamos falando do Parque das Esculturas. Ele fica sobre os diques em frente à praça e tem obras do artista Francisco Brennand.
O Parque das Esculturas
Quem quiser pode passear pelo Parque das Esculturas do artista Francisco Brennand. O acesso até lá é feito por barcos pequenos, que levam os visitantes até a outra margem por preços em conta, o custo da travessia é de R$ 5,00 e o horário de funcionamento é de 7 às 17 horas.
Há também o caminho por terra. O trajeto é feito seguindo pelo Cais de Santa Rita, passando pela Av. José Estelita, até o bairro de Brasília Teimosa, entrando na avenida que vai margeando a praia, passando pelo por trás do Iate Clube do Recife, até alcançar o parque, num trajeto de pouco mais de 7 quilômetros
Toda essa área que fica hoje na Ilha do Recife começou a ser ocupada nos idos do século XVI.
Era uma região que originalmente não passava dos 80 metros de largura e nem mesmo era uma ilha, era um istmo (faixa estreita de terra que liga duas porções maiores) que ia parar lá em Olinda.
Ao longo dos séculos, mangues e marés foram sendo aterrados. A ligação com Olinda foi cortada no ano de 1912, época das reformas do porto, iniciadas a partir da segunda metade do século XIX.
LISTA DE PARTICIPANTES DO XXV NACIONAL DA CNBF
ALOJAMENTOS DAS CORPORAÇÕES – ENDEREÇOS E CONTATOS
TEMPO NA CIDADE DE RECIFE
COMO CHEGAR A RECIFE-PE
COMO CHEGAR AO LOCAL DO EVENTO (MARCO ZERO) EM RECIFE-PE
PLANETABANDAS EM RECIFE
O PLANETABANDAS FARÁ A TRANSMISSÃO DO NACIONAL 2018 APENAS NO DIA 25 DE NOVEMBRO (domingo), O DIA TODO, COM PARADAS ENTRE UMA E OUTRA CORPORAÇÃO. TAMBÉM ESTAREMOS COM BRINDES E CAMISETAS À VENDA. PROCUREM-NOS NAS PROXIMIDADES DO PALANQUE OFICIAL.
BOA SORTE A TODOS OS PARTICIPANTES !!!
NOS VEMOS EM RECIFE-PE
#PLANETABANDASEMRECIFE #PLANETABANDASNONACIONAL